A região Centro-Oeste é composta por Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF). Apesar de contar com apenas três estados e o DF, a região é a segunda maior em extensão territorial, atrás apenas da região Norte. A população é de cerca de 14,95 milhões de habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de aproximadamente 9,4 habitantes para cada quilômetro quadrado.
Goiás (GO)
Goiás é um dos estados brasileiros que integram a região Centro-Oeste do país. Faz divisa com o Distrito Federal e outras cinco unidades federativas. O estado conta atualmente com 7,1 milhões de habitantes, sendo sua capital, Goiânia, o município mais populoso.
Está inserido no Cerrado e dispõe de clima predominantemente Tropical, com relevo marcado pela presença de planaltos e chapadas. Consiste na segunda economia da região, com destaque para a produção agropecuária e de etanol.
O Mato Grosso do Sul é uma unidade federativa localizada na Região Centro-Oeste do Brasil. Tem como capital o município de Campo Grande, o mais populoso do estado. Sua paisagem natural é composta predominantemente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal, além de um relevo, em sua maior parte, plano. Trata-se de um grande produtor agropecuário, com destaque para a criação bovina e o cultivo de grãos.
É o estado menos populoso do Centro-Oeste, com 2.809.394 habitantes, o equivalente a 17% de toda a população da região. Além disso, reúne uma parcela de 1,3% da população brasileira, ficando na 21ª colocação entre os estados. À época do Censo Demográfico de 2010, a distribuição populacional era de 6,86 hab./km². Com os dados de 2020, tem-se um valor de 7,86 hab/km².
Mato Grosso (MT)
O Mato Grosso é um estado brasileiro que integra a região Centro-Oeste, tendo como capital o município de Cuiabá. É a terceira maior unidade federativa em extensão territorial, além de ser, atualmente, o maior produtor de grãos do Brasil, com destaque para a soja.
A população do Mato Grosso é de 3.526.220 habitantes, conforme as estimativas do IBGE para 2020. Esse valor corresponde a 1,7% da população brasileira e a 21,3% da população do Centro-Oeste, sendo a segunda unidade federativa mais populosa da região, atrás apenas de Goiás. A densidade demográfica do Mato Grosso é baixa, de 3,36 hab/km², à época do Censo de 2010. Atualmente, esse valor é de 3,9 hab/km², considerando os dados de população e área para 2020.
O Distrito Federal é uma das 27 unidades de federação do Brasil. Está situado na região Centro-Oeste, fazendo divisa com os estados de Goiás e, em uma estreita faixa, com Minas Gerais, a sudeste. Sua área territorial é de pouco mais de 5,76 mil km², a menor unidade em extensão do Brasil. O Distrito Federal recebe esse nome por abrigar a sede do governo brasileiro.
A população do DF é de 3.055.149 habitantes, a 20ª entre as unidades de federação brasileiras. Tendo em vista a sua pequena área, pode-se considerar o DF um território densamente povoado, com distribuição de 444,66 hab./km² à época do Censo de 2010. Entre a realização da pesquisa e 2020, a unidade teve um ganho populacional de 484.989 habitantes. Com isso, a densidade demográfica subiu para 530,33 hab./km².