A região Nordeste é a que possui mais estados entre as demais regiões brasileiras, sendo também a segunda mais populosa do país.
Os seus estados são: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PN), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
A Bahia é um estado brasileiro localizado na Região Nordeste. A população baiana é de 14,9 milhões de habitantes, a quarta maior do Brasil. O município de Salvador é a capital estadual e desempenhou o papel também de primeira capital brasileira entre os anos de 1549 e 1763.
A geografia do estado é caracterizada pelas planícies e depressões, bem como por dois tipos climáticos dominantes, o tropical e o semiárido. A economia baiana é a principal do Nordeste e se volta para o setor terciário e para a indústria de transformação.
Clique aqui para saber mais.
O Sergipe é um estado brasileiro que integra a Região Nordeste do país. Consiste na menor unidade da federação em extensão territorial. A capital sergipana é Aracaju, seu município mais populoso. Os tipos climáticos predominantes são o semiárido e o tropical úmido, respectivamente no oeste e no leste do território sergipano. O suco de laranja é o carro-chefe das exportações do estado, enquanto a cana-de-açúcar lidera a produção agrícola. Na indústria, o destaque fica com a construção civil.
Conforme as estimativas do IBGE para o ano de 2020, Sergipe possui uma população de 2.318.822 habitantes. Por ter uma área restrita, a sua densidade demográfica é alta, de 94,36 hab/km², de acordo com o último Censo do IBGE. Atualmente esse valor chega a 105,69 hab/km². O estado é, assim, um dos mais povoados do país, embora pouco populoso.
Clique aqui para saber mais.
Alagoas é um estado brasileiro que compõe a Região Nordeste, com capital no município de Maceió. Seu relevo é formado por depressões e planaltos, e os climas encontrados no estado são semiárido e tropical. A economia alagoana se destaca pela produção de cana-de-açúcar e pela indústria ligada a esse cultivo.
O estado de Alagoas possui 3.351.543 habitantes, conforme as estimativas do IBGE para 2020. Esse total é equivalente a 5,8% da população da Região Nordeste e 1,5% da brasileira. O território é densamente povoado, com distribuição populacional de 112,33 hab./km², à época do censo de 2010. Com os dados atuais, calcula-se que a densidade demográfica de Alagoas seja de 120,42 hab./km².
Clique aqui para saber mais.
Pernambuco é um estado brasileiro localizado na Região Nordeste. Faz fronteira com cinco estados da mesma região: Alagoas e Bahia (sul), Piauí (oeste), Ceará (noroeste) e Paraíba (norte). Também é banhado pelo Oceano Atlântico, a leste. Sua sigla é PE.
Segundo estimativas do IBGE de 2020, Pernambuco contava com uma população aproximada de 9,6 milhões de habitantes, distribuídos em 185 municípios. Esse quantitativo torna o estado o segundo mais populoso do Nordeste e o sétimo mais populoso do país.
Clique aqui para saber mais.
A Paraíba é um dos estados brasileiros que formam a Região Nordeste. Situado entre o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o estado é composto pelas formas de relevo que caracterizam a Depressão Sertaneja e o Planalto da Borborema, além da planície litorânea a leste.
Os dois tipos climáticos predominantes são o semiárido e o tropical quente e úmido. A economia paraibana é liderada pelo setor terciário, seguido da indústria, sobretudo da construção civil e da produção de couros e calçados. Na agricultura, a cana-de-açúcar se sobressai.
Clique aqui para saber mais.
O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro que compõe a Região Nordeste. Sua capital é o município de Natal, no litoral leste. Pertence ao território potiguar o Atol das Rocas, formação única no Atlântico Sul e patrimônio natural mundial pela Unesco.
O relevo do estado é formado em sua maioria por depressões, e o clima predominante é o tropical, com variações regionais. Em termos econômicos, o Rio Grande do Norte desponta como principal produtor de camarão e de sal marinho do Brasil.
Clique aqui para saber mais.
O Ceará é um estado brasileiro da Região Nordeste, localizado na sub-região do Sertão nordestino. Caracteriza-se pelo clima tropical semiárido, marcado pelos baixos índices pluviométricos e longos períodos de estiagem.
Na economia, destaca-se pela produção de couro e produtos derivados, matéria-prima essa empregada também no artesanato. Com mais de 9 milhões de habitantes, o Ceará é um dos estados mais populosos do Nordeste. O estado é atualmente o terceiro em produção de energia eólica do Brasil.
Clique aqui para saber mais.
O Piauí é um estado brasileiro que forma a Região Nordeste do país, com território que se divide entre as sub-regiões do Meio Norte e Sertão. Sua capital é o município de Teresina, também o mais populoso do estado. No total, o Piauí possui 3.281.480 habitantes. A pecuária consiste em uma importante atividade econômica desenvolvida no estado.
Consiste em um dos estados menos populosos da Região Nordeste, representando uma parcela de 5,7% da população regional e apenas 1,6% do país. Sua densidade demográfica, quando foi realizado o Censo de 2010, era de 12,4 hab/km². Levando em consideração os valores atualizados de população e área, temos uma distribuição de 13,03 hab/km².
Clique aqui para saber mais.
O Maranhão é um estado brasileiro situado na Região Nordeste do Brasil. O seu território foi objeto de disputa entre diversos povos europeus, mas os portugueses mantiveram o domínio da região. A cultura maranhense é resultado da influência das populações que ocuparam o estado ao longo da sua colonização. A sua capital, São Luís, possui um centro histórico muito conservado. A população maranhense está concentrada no litoral e nas cidades médias do interior do estado.
O governo maranhense é composto pelas esferas executiva, legislativa e judiciária. O estado apresenta baixos indicadores sociais. A sua economia está ancorada no setor produtivo primário. Contudo, apesar das dificuldades econômicas, o Maranhão possui uma importante rede de transportes, que impulsiona a exportação de mercadorias locais. O estado guarda, ainda, grandes belezas naturais em razão de uma geografia diversa, que é um fator impulsionador do turismo na região.
Clique aqui para saber mais.