A região Norte é a maior entre as regiões brasileiras, apresenta as menores densidades demográficas e possui a importante função de abrigar a maior parte da Floresta Amazônica. É composta por sete Estados: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).
O Tocantins é um estado brasileiro que compõe a Região Norte do país. Foi estabelecido em 1988 e oficializado no ano seguinte, sendo, por isso, considerado a mais jovem unidade de federação do território nacional. Sua população atual é de 1,59 milhão de habitantes, sendo a capital, Palmas, o município mais populoso. Integra o bioma do Cerrado e possui clima predominantemente tropical. Na economia, têm destaque a pecuária bovina e o cultivo de soja.
É o 4º estado menos populoso do Brasil, abrigando 0,7% da população nacional. Em escala regional, o Tocantins é o 4º em população, com 8,5% dos habitantes do Norte do país. Quando da realização do último censo (2010), possuía uma densidade demográfica considerada baixa, de 4,98 hab/km². Com os dados recentes, esse valor subiu para 5,73 hab/km², mantendo-se abaixo da média nacional, mas superior à da Região Norte.
Clique aqui para saber mais.
O Pará é um estado brasileiro localizado na Região Norte, tendo como capital o município de Belém. Trata-se da segunda maior unidade da federação depois do Amazonas, com área de 1,24 milhão de km². O estado pertence ao bioma amazônico e, por isso, predomina o clima equatorial, além da cobertura vegetal formada por florestas e cerrados em uma pequena parcela ao sul. A economia paraense, liderada pelo extrativismo mineral e vegetal, é a maior da Região Norte.
É o estado mais populoso da região Norte, concentrando 46,5% da sua população. Conta atualmente com 8.690.745 habitantes, segundo as estimativas do IBGE para 2020. No ranking nacional, a população paraense fica na 9ª colocação. A distribuição populacional era de 6,07 hab./km², à época do Censo de 2010. Após um ganho de 1,1 milhão de habitantes em uma década, calcula-se que a densidade demográfica subiu para 6,97 hab./km², o que caracteriza um território pouco povoado.
Clique aqui para saber mais.
O Amapá é um dos estados da região Norte do Brasil, localizado em dois hemisférios: Norte e Sul. O estado faz fronteira com: Pará, a oeste e sul; Guiana Francesa e Suriname, a noroeste; Oceano Atlântico, a norte e leste; foz do Rio Amazonas, a leste e sudeste.
A população amapaense conta com 861.773 pessoas, segundo estimativas do IBGE em 2020, sendo 512 mil apenas na capital, Macapá. O estado apresenta muitos imigrantes de países fronteiriços com o Brasil, como Venezuela, Guiana Francesa e Suriname, com grande expressividade em Oiapoque, cidade no extremo norte do Amapá.
Clique aqui para saber mais.
O Amazonas é um estado brasileiro da região Norte, com capital em Manaus. É a maior unidade da federação em extensão territorial. A cobertura vegetal amazonense é formada pela Floresta Amazônica, que abriga a maior biodiversidade do mundo. Corre também pelo estado o rio Amazonas, mais volumoso do planeta e segundo mais longo. Fica no estado a Zona Franca de Manaus, importante área industrial do país.
Conta com 4.207.714 habitantes, sendo o 13º estado em população do Brasil e o 2º da Região Norte. Em termos relativos, a população amazonense equivale a 22,5% de todos os habitantes da região. Com ampla superfície territorial, a densidade demográfica do estado é uma das mais baixas do país. Os dados do Censo de 2010 apontam um valor de apenas 2,23 hab./km². Atualmente, essa cifra é de 2,69 hab./km².
Clique aqui para saber mais.
O Acre está situado no Norte do Brasil, em uma região de fronteira, mais precisamente com a Bolívia e o Peru. Historicamente, o Acre pertencia à Bolívia e foi anexado ao Brasil por meio de acordos diplomáticos. O ciclo da borracha foi crucial para a anexação do Acre ao território brasileiro.
O Acre possui cerca de 890 mil habitantes, sendo um dos menores estados em população absoluta e relativa do Brasil. A população acriana foi formada, em especial, por descendentes de tribos indígenas da região assim como por brasileiros que migraram para ela desde o século XIX. Na atualidade, a população estadual apresenta taxas de crescimento, apesar da estagnação econômica e das condições de vida, principalmente do ponto de vista sanitário, ruins.
Clique aqui para saber mais.
Rondônia é uma das 27 unidades de federação do Brasil e integra a Região Norte. Inserido no bioma Amazônia, o clima do estado é o Equatorial Quente e Úmido. Sua cobertura vegetal é composta por florestas e encontra-se, em algumas áreas, espécies de Cerrado.
De relevo pouco acidentado, corre pelo estado o Rio Madeira, no qual está instalada a hidrovia do Madeira, pela qual se realiza o transporte de passageiros e cargas. A atividade extrativista possui grande importância na economia do estado, com destaque para a produção de borracha e madeira. Na agricultura, a soja é hoje a principal lavoura.
Clique aqui para saber mais.
Roraima é um estado brasileiro localizado na Região Norte do país. Ele abriga o ponto mais setentrional do território nacional, o Monte Caburaí. Inserido no bioma Amazônia, tanto a cobertura vegetal quanto o clima apresentam variações de uma área do estado para a outra, diferenciando-se principalmente entre oeste e leste. Roraima é o estado menos populoso e menos povoado do Brasil.
Roraima é o estado menos populoso do Brasil. Sua população atual é de 631.181 habitantes, de acordo com as estimativas do IBGE (2020). A unidade é também a menos povoada da federação, com densidade demográfica de 2,01 hab/km², conforme o último Censo (2010).
Clique aqui para saber mais.